Buscar

Secretaria da Educação faz balanço das ações nos primeiros meses de governo em Ubaitaba


Durante essa semana, o prefeito Bêda solicitou que os secretários fizessem uma avaliação para a comunidade das ações já desenvolvidas nos primeiros 100 dias de governo municipal frente a cada pasta.

Cláudio Bidú, secretário de Educação, avaliou as condições em que encontrou a maioria das escolas em condições físicas inadequadas para o bom funcionamento. Constatamos também que a cantina Central estava sem condições de uso, devido a falta de utensílio. Outro setor que foi entrado desorganizado foi o RH que não dispunha de dados sobre a disponibilidade do quadro de pessoal por escolas. Falta de transparência na prestação de contas dos recursos da Educação para as Escolas. Sem prestação de contas para os conselhos.

Um dos setores mais danificados foram os ônibus escolares que em sua maioria foram deixados destruídos pela gestão anterior. E as escolas estavam, em sua maioria em situação precária, algumas até muito críticas, como a escola Wilson Maron que estava totalmente destruída e sem condições de uso.

Feito esse diagnóstico o secretário de Educação partiu para a ação e nesse momento as ações prioritárias foram:

Todas as escolas estão passando por limpeza, serviço de manutenção, pintura e pequenas reformas, além de estarem sendo pintadas com as cores padrões do município. Todas as 25 escolas, inclusive as creches estão de cara nova, todo esse processo já se encontra em fase final de conclusão.

Revitalização dos Espaços de Esporte e Cultura das Escolas, a exemplo a escola Osvaldo Cruz e a Escola Municipal de Ubaitaba.

Reorganização da estrutura pedagógica das escolas, uma nova proposta de reserva técnica para o currículo do ensino fundamental para os anos iniciais.Ressalta que terá um psicólogo para cada escola grande, a exemplo o Colégio CEU e Osvaldo Cruz.

Inclusão de dança, teatro e futsal nas escolas municipais, assim que for possível aulas presenciais.

Valorização dos profissionais do magistério pagando o piso salarial aos professores contratados, o que na gestão anterior não acontecia, pois os contratados recebiam menos.

Padronização das cores dos prédios públicos com as cores das bandeiras do município. Assim irá economizar o dinheiro público porque independente do gestor, as cores serão as mesmas.

Busca Ativa dos alunos para encerramento do ano letivo de 2020. Que só foi encerrado neste mês de março de 2021. E Início do ano letivo de 2021 que teve início neste mês de abril.

Outra importante ação que vale a pena destacar é a devolução da Escola Wilson Maron para a comunidade só que agora como uma escola de educação infantil.

Nos próximos dias, as escolas irão fazer a entrega dos kits de alimentação escolar para os alunos.

“Essa são apenas algumas ações de uma gestão que prioriza a formação do aluno enquanto cidadão, um aluno pensante, atuante e participante do mundo em que vive. Ubaitaba voltará a ser referência em Educação estadual” conclui Cláudio Bidú. (Ascom/Ubaitaba)



bannercovid728.jpg
bannercovid728.jpg
LOGOMARCA png.png