CHESF VEIO A UBAITABA PARA INICIAR O PLANO DE IMPLANTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO E EMERGÊNCIA (PAE)

Fonte: ASCOM - UBAITABA
01/11/2023 às 13h36

A Eletrobras Chesf se reuniu, nesta terça-feira (31), com  o prefeito Bêda e secretários da Prefeitura de Ubaitaba (BA), para a apresentação dos próximos passos do Plano de Ação de Emergência de Barragem (PAE), na Usina da Pedra, localizada no Rio de Contas. O PAE será implantado em todas as cidades do Nordeste onde estão instaladas as 11 usinas da Companhia, inclusive Ubaitaba.

Durante o encontro, o município e a Empresa firmaram cronograma das próximas ações no município. Essas ações incluem a instalação de sirenes e placas de rota de fuga nas áreas próximas às barragens, bem como o cadastro da população localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS – que corresponde à região localizada nas proximidades da barragem), onde a comunidade será treinada, por meio de simulados, a se dirigir para locais seguros definidos pelas defesas civis.

A ideia é já começar essas ações em dezembro deste ano e dar seguimento durante todo o ano de 2024, com a implantação total.

Também serão realizadas reuniões com lideranças comunitárias e encontros na hidrelétrica, além do cadastramento de toda a população das Zonas de Autossalvamento na plataforma “Alert", um aplicativo de apoio aos sistemas de alerta tradicionais.

"As barragens da Empresa são extremamente seguras e passam por rigorosos controles de inspeção, com tecnologia avançada", afirmou Patricia Neves, coordenadora da Implantação do PAE na Eletrobras Chesf.

A Chesf enfatizou que todas essas ações visam cumprir a lei e estabelecer uma cultura de prevenção a emergências com barragens. Destacou ainda a importância da colaboração das prefeituras, por meio de suas defesas civis, desempenhando um papel fundamental no processo, pois são responsáveis pelos Planos de Contingência locais.

PREFEITO BÊDA

O prefeito Bêda demonstrou-se bastante solícito a parceria com a CHESF para a implantação desses sistemas de segurança na cidade. "Lembrando que passamos por 2 enchentes gravíssimas nos últimos dois anos e queremos estar ainda mais precavidos e preparados para enfrentar esses desafios e torcendo para que nunca mais a gente passe por isso novamente." Enfatizou.

Na oportunidade, fez uma reivindicação para a empresa Chesf, para que tenha uma atenção especial à nossa cidade, dando algumas sugestões: apoiar alguma iniciativa de meio ambiente, preste mais apoio na reconstrução da cidade, em caso de enchentes ou dê algum tipo de patrocínio para os jovens da Canoagem,  esporte tão importante para nós e que também utiliza o Rio de Contas.

TRANQUILIDADE

A coordenadora da Chesf, Patrícia Neves fez questão de enfatizar que essas medidas que serão implantadas em Ubaitaba são apenas preventivas, para que a população não fique temerosa, pois não há nenhum indício de risco de rompimento da barragem, atestando a segurança delas por meio de explicações dos técnicos especializados.

CLICK PARA MAIS FOTOS: